6 passos para ter uma boa ideia
- Mariana e Luana Godoy
- 23 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Muitas vezes na vida precisamos de uma boa ideia. Criatividade para usar aquilo que se tem e improvisar aquilo que se precisa, as vezes para resolver um problema, ou tomar uma decisão. Mas ideia não é uma coisa concreta, ela vem de dentro. Preparamos aqui, vindo de pessoas muito criativas, um passo a passo pra te ajudar a caminhar pelo arco-íris, até encontrar seu pote de ouro.
ESVAZIE SUA MENTE: A primeira tarefa talvez seja a mais importante e a mais difícil: esvazie sua mente de todo e qualquer pré-conceito, pré-definição, ética e julgamento. Quando se quer ter uma boa ideia NADA é dispensável.
ANOTE TUDO: Depois, escreva, desenhe, risque, rabisque! Tudo o que passar pela sua cabeça é válido. Registre seus pensamentos na sequência em que eles aparecem pois você poderá usar um ou muitos deles. Esse é o famoso brainstorming.
USE TODOS OS CAMINHOS POSSÍVEIS: pense, despense, para frente, para trás, de forma crescente, decrescente, de ponta cabeça, na diagonal. E use todos eles mentalmente e fisicamente. Construa, destrua, transforme! Abuse da sua capacidade, mas não se esqueça de anotar TUDO! Importante: se estiver cansado. Descanse. Tome um café, dê uma caminhada. Essa pode ser a condição para uma sacada genial.
NÃO PERCA O MOMENTO CERTO: Quando sentir a cabeça quente, pense mais um pouco! Essa é a hora de ouro!
PARE E ANALISE: Agora dê uma pausa. Observe tudo o que você anotou. Vá selecionando as melhores ideias mas não dispense as suas anotações. Você vai perceber que as boas ideias selecionadas ficarão ainda melhores com adaptações de outras ideias.
PENERE:Escolha a melhor, ou as melhores e faça as correções necessárias. Nesse momento, os julgamentos abandonados no item 1 podem ser importantes para torná-la ainda melhor.
Quando você menos perceber, terá uma grande ideia!
Comentarios